Concerto Bandas de Música

No dia 13 Fevereiro de 2016 a sala da Casa da Cultura não encheu, mas teve um magnífico concerto, que contou com a nossa Filarmónica de Santa Comba Dão e a Banda Olhalvense, de Olhalvo, Alenquer, nossa convidada.

Começamos por agradecer a todos os elementos da Banda da Olhalvo, por nos honrar com a sua presença neste concerto onde mais uma vez se ouviu muita e boa música, aliás, como já vem sendo hábito na nossa cidade.

A apresentação ficou a cargo de Andrea Saldanha, que nos presenteou com um pequeno historial da Banda de Olhalvo, intercalando com a apresentação das peças para a Banda Olhalvense e Filarmónica de S. C. Dão, sempre com o rigor que a caracteriza. Bravo Andrea… Muitos Parabéns.

O concerto iniciou com a actuação da Banda de Olhalvo que nos brindou com as seguintes peças:

Idade de Ouro (marcha de concerto), obra encomendada em 2014 pela SFO ao Maestro Samuel Pascoal para homenagear os 62 anos ao serviço da música do executante/professor António Gamboa.

Robinson Crusoe ( Bert Apermont )  Compositor Belga com 42 anos que escreveu esta Banda Sonora baseada no romance do escritor Daniel Defoe.

Pilatus: Mountain of Dragons ( Steven Reineke ) Nascido em Ohio USA em 1970, é um dos grandes compositores da actualidade.

Duarte Batista (Passo doble) encomenda da SFO ao compositor Samuel Pascoal em 2015 para homenagear o músico da SFO que desde 1960 contribui para a dignificação desta nossa Banda.

Seguiu-se a actuação da nossa Filarmónica com três peças.

Best Friends March

Com harmonias leves e melodias joviais, esta marcha de concerto do compositor japonês Shingo Matsumura, delicia os ouvintes com uma brisa fresca e elegante.

Concertante

2º Andamento – Rondo (Allegretto grazioso) o compositor, Ignaz Moscheles

Esta obra pretende evidenciar as características virtuosas da Flauta e do Oboé, cujo som se junta e complementa na perfeição.

Solistas: Flauta – Leonardo Coelho e no Oboé – Luís Figueiredo

Highlights from CHESS

Chess é um musical com música de Benny Andersson e Björn Ulvaeus .

Seguiu-se um pequeno intervalo. Subiram ao palco os elementos da direcção e o senhor Presidente da Assembleia da Filarmónica Manuel António, o senhor presidente da C. M. de S. C. Dão, Dr. Leonel Gouveia, o senhor presidente da União de Freguesias S. C. Dão/Couto do Mosteiro, José Augusto, os senhores presidentes da Assembleia e Concelho Fiscal da Banda Olhalvense, para a troca de lembranças e respectivos agradecimentos. Um muito obrigado a todos.

O concerto encerrou com mais duas peças, desta vez interpretadas pelas duas bandas e com os respetivos 108 músicos em palco.

ESLÓVENIA, com a batuta do Maestro Edgar Nogueira e ALTAIR dirigida pelo nosso Compositor/Maestro Samuel Pascoal, peça de boa memória para a Filarmónica de Santa Comba Dão, uma vez que esta foi uma das peças que no ano de 2014, no concurso de Vila Franca de Xira, nos permitiu arrebatar o 2º lugar a nível nacional.

Parabéns a todos por este momento magnífico. E que poderemos nós exigir? Mais publico. Quem esteve presente, ouviu e gostou! Saiu a ganhar.

Serve este pequeno momento para pedir desculpa, ao longo destes três anos, pelos agradecimentos que deveria ter feito e não fiz, pelas intervenções que possam não ter sido do agrado de todos, mas serve, acima de tudo, para me encher de orgulho. Foram três anos maravilhosos que tive o prazer de partilhar com todos: Direcção, Maestros, Professores, Alunos e Músicos. Tão bons e ricos momentos, a vocês meus Amigos, eu devo três anos fantásticos.

Fica aqui um convite a todos, para na próxima sexta-feira, marcar presença na reunião da Assembleia da Filarmónica, onde constará a apresentação do relatório e contas do ano 2015, programa para o ano 2016 e eleições para a nova Direcção. Desejo os maiores sucessos para esta nova etapa e que seja sempre em crescendo. A escola, os professores, os músicos, os maestros e todos os que representam esta casa merecem… um bem-haja à Filarmónica de S. C. Dão !!!

Muito obrigado ao Senhor presidente da C.M. S.C. Dão ao Senhor Vereador da Cultura, ao Senhor Presidente da União de Freguesias de S. C. Dão C. Mosteiro, muito obrigado a todos os elementos das duas Bandas Filarmónicas e Maestros, ao CMAD, à Directora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e aos Professores e Alunos do Curso Profissional Técnico Restauração, à Associação do Clube de Vila Pouca e a todos os que se deslocaram para ver e ouvir mais um magnífico concerto, mesmo numa noite de muita chuva. Muito obrigado a todos.

Até sempre!

António Rocha Varela