Concerto do Advento

Acrescentando ao seu já vasto currículo das atuações com que nos vem brindando ao longo de um percurso que tem primado pelo aprimorar do trabalho de desenvolvimento do notável rigor técnico e de expressão artística, que se destaca nas atuações que apresenta e onde tem demonstrado o seu valor, o Coro Magnus d´Óm da Filarmónica de Santa Comba Dão, dirigido pelo seu distinto Maestro Luis Rendas Pereira, participou no passado domingo, dia 2, pelas 16 horas, a convite da Casa do Povo de Tondela, cujo honroso convite muito dignificou e dignifica o Coro e a Filarmónica de Santa Comba Dão, no “Concerto do Advento”, pelos 45 anos da Associação e em Tributo a duas pessoas marcantes da Associação, entretanto falecidas neste ano. Concerto brilhantemente apresentado por Mariana Silva, na Igreja Matriz de Tondela, que se encheu de público para fruir de um encontro cultural onde a grandiosidade do evento permitiu reunir grupos corais de grande prestígio, a par de uma orquestra e coro de crianças que abriram o espetáculo e mostraram o notável trabalho que a Oficina de música da Casa do Povo de Tondela tem vindo a desenvolver com eles.

Com a distinta Maestrina Susana Alves, também coralista Magnus d’Óm, a dirigir, o Coro Tom Del Kids e a Orquestra D’Arc e Pizzicatos abriram o concerto com orquestrações de conhecidas peças tradicionais de Natal para as crianças, enchendo logo a nave da Igreja com a graça característica das suas idades e dos seus dotes para a música, e de satisfação o público presente, a avaliar pelos calorosos aplausos que receberam. Estão de parabéns todas as entidades e pessoas envolvidas neste auspicioso desafio.

Apresentados o Grupo Coral de Resende, fundado em fevereiro de 1991, com a medalha de grau Ouro do Município de Resende no seu curriculo, e o seu distinto Maestro Luis Ferreira Pinto, seguiu-se a atuação deste magnífico Coro de Resende, grupo misto de vozes, que interpretou peças da musica ligeira tradicional portuguesa para grupos corais, peças de espirituais negros, peças clássicas para música coral erudita e sacra, a interpretação da conhecida canção Zulu de encorajamento ao trabalho, terminando a atuação com a conhecida peça gospel da felicidade, recolhendo o agrado e os aplausos do público presente.

Seguiu-se a vez do Coro Magnus d´Óm da Filarmónica de Santa Comba Dão. Dirigido pelo seu distinto Maestro Luis Rendas Pereira. Apresentados que foram os seus assinaláveis e promissores currículos, plenos de participações que demonstram os seus valores no canto coral, com vozes que asseguram a diversidade, potencialidade e capacidade das possibilidades interpretativas que pode explorar e ansiar assumir em termos da sua estatura melódica e artística, o Coro iniciou com orquestrações de “Jingle Bells”, apresentou “Natal de Elvas”, “Praise his holy name”, “The Lord will bless you and keep you” e finalizou com “Hallelujah”, no cumprimento da excelência e impressionante interpretação do programa que levou para o concerto, tão apreciado e ovacionado, dando mostras do excelente desempenho musical que proporcionou e submeteu à admiração do auditório, que vivamente o aplaudiu em sinal de grata satisfação e admiração. Bem hajam todos.

Fechou o encontro o coro anfitrião, o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela e o seu distinto Maestro Cristóvão Marques Ramalho, acompanhados ao órgão pelo Maestro Mário Cruz e à flauta pela flautista Sílvia Gouveia, com um assinalável nível interpretativo, e com um repertório de peças ligeiras de musica portuguesa apropriada à quadra natalícia, de uma conhecida balada dos espirituais negros e duas peças da musica clássica, uma que explorou as vozes dos coralistas e outra, sacra, com que finalizou o espetáculo, após a sessão de troca de lembranças e flores aos Maestros dos Coros, e de agradecimentos aos Coros e entidades convidadas, pelo representante da Casa do Povo, na sequência das palavras de consideração da municipalidade Tondelense, pelo seu Presidente.

O Coro Magnus d´Óm congratula-se pelo convite e agradece a atenção dispensada.

Um bem haja e parabéns à Casa do Povo do Tondela pelo convite e pelo jantar, e ao público que quis aplaudir e concedeu a honra da sua presença no Concerto do Advento.

Parabéns ao Coro Magnus d´Óm.

Parabéns à Filarmónica de Santa Comba Dão.