FESTAS DE S. BENEDITO NO COVAL

Tarde festiva no passado domingo, dia 8, nas tradicionais cerimónias em honra a S. Benedito, no Coval, em que a Filarmónica de Santa Comba Dão teve a honra de participar, sob a direção do seu Maestro Cláudio Ferreira, fazendo-se ouvir nas diversas e bem executadas marchas que entoou na arruada que anunciou as celebrações, nos cânticos que acompanharam a celebração da missa de louvor e no concerto final que se seguiu à eucaristia para finalizar as celebrações presididas pelo Senhor Padre Casal, realizadas no salão da Associação, com a chuva a marcar presença mas sem abrandar a vontade de cumprir este compromisso e acompanhar os mordomos, os paroquianos, os habitantes e os Amigos do Coval.

A arruada com que se iniciaram as marchas nas festas do Coval pecorreu as ruas com a alegria e o esmero próprios da Banda Filarmónica, ao longo de um percurso que terminou defronte da Capela, onde o Maestro apresentou a Banda formada e a interpretar peças musicais, num gesto de entrega às celebrações e participação nas festividades.

O estado do tempo chuvoso levou a que a missa e as celebrações fossem transferidas para o salão da Associação C. R. do Coval, tendo lugar a missa e as celebrações presididas pelo pároco Senhor Padre Casal, tocada e cantada pela Banda e por elementos do Coro Magnus D´Om da Filarmónica, que se constituíram para entoar cânticos de louvor e o salmo, tão brilhantemente cantados. Também nas leituras pudemos ver e ouvir músicos mais jovens da Banda a participar e a fazer com que fosse plena a participação da Banda nas celebrações, em que moldura humana que assistiu à missa no salão da Associação se fez notar pelas muitas pessoas que se associaram e quiseram estar presentes.

Terminada a missa e sem que o tempo permitisse prosseguir com a procissão que teria lugar, a Banda tocou em concerto as marchas e cânticos de louvor a S. Benedito e à grandiosidade das suas Festas e do Coval, culminando a sua atuação e brindando os presentes, que retribuíram com manifestações de agrado  e com muitos aplausos.

Para renovar as forças, a Comissão de festas ofereceu um merecido lanche, bem servido a toda a Banda Filarmónica, seus músicos e coralistas, que muito agradece, desejando a todos as melhores e maiores saudações pelo desvelo e oportunidades concedidos.

Parabéns a todos os que participaram nas festividades, ouvindo e acompanhando a Banda Filarmónica de Santa Comba Dão e parabéns à Banda Filarmónica pelo cumprimento deste seu compromisso.

Parabéns à Banda Filarmónica, ao Maestro Cláudio Ferreira e à Filarmónica de Santa Comba Dão.

Bem hajam todos.