Filarmónica encantou no seu Concerto de Páscoa

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão voltou a ser espaço privilegiado dos grandes espectáculos da Banda Filarmónica da própria cidade, desta feita com o seu tradicional Concerto de Páscoa, realizado no sábado, 10 de Abril, à noite.

Logo na afinação instrumental, tarefa de que se ocupou o experiente músico e maestro assistente Ricardo Mota, se percebeu que a numerosa assistência, a ultrapassar as duas centenas de presenças, em maioria de público fiel à sua banda, iria ser generosa nos aplausos. O mesmo sucedeu quando o maestro Sérgio Neves entrou em palco e ocupou o seu lugar na regência da banda.

De todo merecidos e sempre calorosos, os aplausos sucederam-se em cada número interpretado, prestando reconhecimento à qualidade musical que a banda evidenciou nos temas “Musica I Poble” (Ferrer Ferran), “Ross Roy” (Jacob de Hann), “Concertino Para Clarinete e Banda” (Nuno Figueiredo), “Rosinha dos Limões” (Samuel Pascal), “La Alhambra” (Llano), “Movie Spectaculars” (Arr. Frank Bernaerts), “Português Suave” (Carlos Marques) e “Queen’s Park Melody” (Jacob de Hann).

Momento entusiasmante da noite foi, sem dúvida, o solo de Igor Varela, em clarinete, no tema “Concertino Para Clarinete e Banda”, um arranjo do trompetista Nuno Figueiredo, outro experiente músico da banda. Com uma presença em palco segura e de muita confiança, Igor Varela mostrou de forma soberba por que conquistou o Primeiro Prémio no “III Concurso Nacional Terras de La-Salette 2010” na categoria de clarinete até aos 12 anos de idade. O manear do corpo ao ritmo da música que acertadamente tirava do clarinete foi arrebatador! Muito, muito bom… Merecia repetição!

Também Ana Rita Cordeiro, outra jovem executante da banda, foi distinguida naquele concurso, saindo premiada com uma Menção Honrosa na categoria de saxofone até aos 12 anos idade. O maestro Sérgio Neves, ao dar conhecimento desses feitos e ao felicitar estes dois jovens talentos, fez alusão aos “bons músicos” que despontam tanto na sua banda como nas outras duas bandas do concelho, elogiando então o “bom trabalho” que se tem vindo a desenvolver a esse nível.

Sérgio Neves felicitou ainda os sete novos executantes da banda, que a integravam naquele dia pela primeira vez, após terem prestado provas de ingresso na mesma. “Sejam bem-vindos à banda, e por muitos anos” – declarou, depois de os ter apresentado. São eles Inês Gouveia (flauta), Mariana Vieira (clarinete), Ana Rita Cordeiro e Bruno Santos (saxofone alto), Patrícia Santos (trompa), Adriana Santos (bombardino) e Paulo Figueiredo (percussão).

As felicitações aos jovens premiados e aos jovens que ingressaram na banda surgiram também por parte do presidente da Direcção da Filarmónica, Carlos Viegas. De seguida, deu a conhecer a constituição da nova Direcção, recentemente eleita para o quadriénio 2010/2013, chamando ao palco, um a um, cada membro da mesma (António Calixto Santos, vice-presidente; Ana Deolinda Santos, tesoureiro; Anabela Dias Mendes, 2.º tesoureiro; Sérgio Andrade, secretário; Ana Marília Moura Pêga, 2.º secretário; António Manuel Pêga, José Bonifácio Morais e José Manuel Morais, vogais).

Antes de concluir o programa do concerto, Sérgio Neves felicitou a nova Direcção e agradeceu o apoio da Direcção anterior, igualmente presidida por Carlos Viegas, mostrando-se confiante de que o apoio se irá manter. No final do concerto, a insistência dos aplausos levou a banda a interpretar um número extra, mas antes disso o maestro surpreendeu o vogal da direcção José Morais, aniversariante naquele dia, pondo a banda a tocar os “Parabéns a Você”.

Tagged under:

, ,