Academia Artística 2016

Música e Dança marcam a 5ª Academia Artística da Filarmónica de Santa Comba Dão

Mais de duzentas pessoas encheram o auditório da Casa da Cultura de Santa Comba Dão para assistir, no passado dia 29 de julho, à festa de encerramento da 5.ª Academia Artística da Filarmónica de Santa Comba Dão animada pelas 41 crianças participantes e pela Banda da Filarmónica.

Organizada em parceria com a Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, esta edição da Academia Artística contou também com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas e da Associação de Pais de Santa Comba Dão e proporcionou durante a última semana de julho cinco dias de atividades artísticas variadas, com aulas de dança, canto, percussão e Banda Juvenil, bem como momentos de lazer, divertimento e convívio a 41 crianças e adolescentes dos 5 aos 13 anos.

A festa de encerramento foi também uma mostra do trabalho e das aprendizagens realizadas ao longo dessa semana sob a orientação dos professores Ana Silva e Luís Alves (Coro Infantil), da professora Gui Morais (Dança), do professor Ricardo Monteiro (Percussão) e do professor João Alves (Banda Juvenil e Coordenação Artística).

A primeira intervenção foi a do Coro Infantil, ensaiado pela prof. Ana Santos e pelo prof. Luís Alves, em que participam todos os alunos da Academia. Intitula-se “El Caracol Mifasol” do compositor “Ferrer Ferran” e será acompanhada pela Banda Filarmónica. Trata-se de um poema musical alusivo às primeiras notas que as crianças aprendem nas aulas de solfejo e é dedicado a todos os alunos de música –  uma arte maravilhosa que exige a perseverança de um caracol para alcançar, passo a passo, a meta da perfeição.

Depois do canto, foi  a vez da dança, começando com o grupo dos mais pequeninos. Logo a seguir, iremos ouvir um Medley do Musical “Wicked”, da autoria de Michael Sweeney, interpretado pela Banda Filarmónica e pelo grupo dos mais crescidos numa coreografia ensaiada pela prof. Gui Morais.

Depois daquele momento de dança e animação, escutou-se a Banda Juvenil, que interpretou dois temas sob a batuta do maestro João Alves:

Primeiro: “African Folk Trilogy”, de Anne McGinty, seguido de “Power Rock”, de Michael Sweeney, em que toda a sala vai vibrar com duas melodias bem conhecidas dos Queen: “We Will Rock You” e “Another One Bites The Dust”.

E para não perdermos o ritmo, subiu ao palco o prof. Ricardo Monteiro com a classe de percussão. Primeiro, ouvimos uma “Batucada” interpretada pelos mais pequeninos e, logo de seguida, os mais crescidos deram corpo a uma bateria humana, surpreendendo porque foi um espetáculo muito divertido!

A Academia Artística terminou com chave de ouro:  novamente em palco o  Coro Infantil que cantou duas músicas infantis, acompanhadas pela Banda Filarmónica:

“La Escala Sido”, de Ferrer Ferran e “Heijamano” de Bert Appermont.

A Filarmónica de Santa Comba Dão está aberta a todas as crianças, jovens e adultos que tenham gosto pela música: quer na valência da pré-iniciação, a partir dos 3 anos, na Escola de Música, a partir dos 6 anos, na Banda Juvenil e Banda Principal, bem como no nosso Coro. As atividades recomeçam a partir da segunda quinzena de setembro e são todos muito bem-vindos nesta grande família da Filarmónica de Santa Comba Dão, que agradece aos Pais e Encarregados de Educação a confiança que, mais uma vez, depositaram nesta iniciativa de animação do tempo de férias, à Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, à Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas e à Associação de Pais de Santa Comba Dão, todo o apoio prestado.

Recorda-se, ainda, que as atividades da Filarmónica recomeçam na segunda quinzena de setembro, estando abertas a todas as crianças, jovens e adultos que tenham gosto pela música, nas valências de pré-iniciação (a partir dos 3 anos), na Escola de Música (a partir dos 6 anos), Banda Juvenil, Banda Principal e Coro.

A Filarmónica de Santa Comba Dão deseja a todos umas boas férias!